Diferentes definições de saúde

A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A saúde é determinada na Organização Mundial da Saúde como “um estado de bem-estar livre de doenças ou enfermidades”. Contudo, existem algumas definições de saúde. Por este post, veremos alguns dos diferentes conceitos de saúde.

Conceitos de saúde gregos antigos

Os conceitos antigos de saúde gregos enfatizaram a conexão entre saúde física e mental. Seus cuidados de saúde tencionavam curar toda a pessoa, tratando o mental e o físico. Os gregos antigos bem como acreditavam que a meio ambiente é o agente mais robusto da cura e que tem que ser assistido. Os conceitos de saúde e doença dos gregos antigos começaram com a teoria dos quatro humores. Eles acreditavam que, se um ou mais desses humores estivessem desequilibrados, doenças ou doenças resultariam.

Os gregos antigos também consideraram a circunstância social de alguém para afetar a saúde. Seu médico médico mais famoso, Alkmaion (século VI a.C.), definiu a saúde como o equilíbrio maravilhoso de todas as forças do corpo humano. Ele assim como considerou que a isonomia, ou igualdade social, melhoria a saúde de um cidadão, durante o tempo que a monarquia circunstância doenças.

Hipócrates e outros escritores gregos desenvolveram estas idéias e os fundiram em um único corpus. Este corpus contém textos relacionados a cada um dos estilos da medicina e da saúde. Os textos são divididos em inúmeras categorias: biologia, diagnóstico, tratamento e aconselhamento geral pros médicos. O antigo conceito grego de saúde foi fundamentado em um conceito complexo que ainda é considerável hoje.

A medicina grega assim como se baseou pesadamente no reino espiritual. Havia padres e principais tribunos que praticavam adivinhação e usavam drogas pra curar seus pacientes. Os gregos enfatizaram a cura sagrada e identificaram incontáveis deuses e heróis com saúde e doença. Eles também oraram a Asclépio, o Deus da medicina, e passaram a noite em uma asclepeion dedicada ao Deus da medicina.

Descrição de saúde de Canguilhem

A definição de saúde de Canguilhem rejeita conceitos usuais de patologia e se concentra na saúde como um procedimento adaptativo. Ele argumenta que a saúde é fluida e que o papel do médico é descomplicar a adaptação ao meio ambiente. Tua definição abrange as dimensões físicas, mentais e sociais da existência. Ele também argumenta que a saúde é um modo pessoal.

Uma diferença fundamental entre a definição de saúde de Canguilhem e a descrição de saúde de Auguste Comte é que o primeiro rejeita o último. Enquanto o primeiro argumenta que uma visão centrada no indivíduo é mais prática, o último sugere uma abordagem mais holística que leva em consideração a interdependência de indivíduos e comunidades.

A definição de saúde de Canguilhem abrange o local animado, como esta de os elementos físicos, mentais e sociais da existência de uma pessoa. Também, coloca o indivíduo em posição de autodeterminação. No universo moderno, a descrição de saúde de Canguilhem é mais importante do que poderia ter sido no passado.

Além disso, a definição de saúde de Canguilhem incorpora conceitos como capacidade e normatividade biológica. Isso se opõe ao dogma positivista, que não reconhece a doença como uma realidade fundamentalmente desigual. Também, enfatiza que doenças e saúde não são realidades opostas, entretanto só o produto de um sistema biologicamente normativo.